TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE)
(De acordo com a Res. No. 466/12 – Conselho Nacional de Saúde)

O presente documento tem por objetivo convidá-lo(a) para participar de uma pesquisa intitulada "Escala de Maturidade para Escolhas Profissionais Pós-Ensino Superior (EMEP-PES): estudos psicométricos" sob responsabilidade da Dra. Kathia Maria Costa Neiva.

Objetivos

Esta pesquisa tem como objetivos avaliar a qualidade psicométrica da Escala de Maturidade para Escolhas Profissionais Pós-Ensino Superior (EMEP-PES) e caracterizar a amostra em função de algumas variáveis demográficas, sociais e educacionais. Para que um teste psicológico possa ser utilizado, é necessário que ele seja aprovado pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos do Conselho Federal de Psicologia. Para tanto, é exigida uma pesquisa que comprove a validade e fidedignidade do teste, ou seja, se realmente o teste avalia o que pretende avaliar.

Como será realizado o estudo?

A escala EMEP-PES será aplicada, em seu formato on-line de aplicação remota, a alunos de cursos superiores e a recém-formados, com até dois anos de finalização do curso superior. O convite poderá chegar a você diretamente por e-mail, WhatsApp, Facebook, Instagram ou Linkedin, ou por meio de um(a) amigo(a) ou colega. Você também poderá indicar um(a) amigo(a) ou colega; basta passar o link do questionário para que ele possa acessá-lo e responder.

Para participar, você deverá estar matriculado em um curso superior ou ter se graduado há no máximo dois anos. Você deverá responder ao questionário on line, cuja duração média é de 20 minutos. Suas respostas serão tratadas de forma anônima e confidencial, isto é, em momento algum será divulgado o seu nome ou qualquer outra informação que o identifique. Quando for necessário usar seus dados nesta pesquisa, sua privacidade será preservada, já que os dados não serão divulgados. Os resultados obtidos por meio desta pesquisa serão divulgados em eventos científicos ou revistas científicas, apenas para fins de pesquisa. Você poderá ter acesso aos resultados por meio de links que serão futuramente divulgados nas redes sociais.

A participação nesta pesquisa gera riscos?

Os riscos em participar deste estudo são mínimos, uma vez que as tarefas propostas não têm a finalidade de intervir ou diagnosticar os participantes. Mas, você poderá, enquanto estiver respondendo o questionário, sentir-se ansioso ou incomodado. Caso ocorram eventuais desconfortos durante a aplicação, você poderá interrompê-la e, até mesmo, acionar a pesquisadora responsável que se compromete em prover o suporte psicológico necessário e suprir eventuais necessidades psicológicas resultantes da aplicação do teste. Caso ocorra algum problema ou dano pessoal comprovadamente devido aos procedimentos aos quais você será submetido, será garantido o seu direito a tratamento gratuito e indenização determinada por lei.

Quais serão os benefícios com esta pesquisa?

Não haverá benefício imediato nem direto para os participantes. Mas, os resultados deste estudo gerarão informações que serão úteis para a atuação dos psicólogos na área de Orientação Profissional e de Carreira. A validação da EMEP-PES permitirá o seu uso em processos de orientação de carreira que visem facilitar a tomada de decisões junto a alunos de cursos superiores e recém-formados.

O que acontece se eu não quiser participar do estudo?

Não lhe acontecerá nada se não quiser participar desta pesquisa. Você poderá não aceitar participar, ou desistir a qualquer momento, o que não implicará em qualquer tipo de prejuízo, sanção ou dano à sua pessoa. Você poderá, a qualquer momento, retirar sua anuência para participação na pesquisa, informando à pesquisadora responsável, pelo email kathia.neiva@gmail.com. Todos os dados desta pesquisa ficarão armazenados pelo período mínimo de 5 anos.

Você não terá despesa alguma por participar deste estudo. Você também não receberá pagamento por participar desta pesquisa. Você poderá fazer perguntas e esclarecer dúvidas em qualquer etapa desta pesquisa.

Em caso de dúvidas ou problemas com a pesquisa você poderá entrar em contato com a pesquisadora responsável Dra. Kathia Maria Costa Neiva ou com o Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Presbiteriana Mackenzie (CEP/UPM) que "é um Colegiado interdisciplinar, com munus público, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos". Seguem os dados abaixo, caso necessite entrar em contato:

Pesquisadora responsável: Dra. Kathia Maria Costa Neiva
Psicóloga pela PUC-SP, especializada em Orientação Profissional pelo Instituto Sedes Sapientiae (S.P.), Doutora em Psicologia pela Université Paris V – René Descartes. Possui ampla experiência como psicóloga clínica e orientadora profissional, e é autora de várias obras e instrumentos na área de Orientação Profissional e de Carreira.
RG: 13.256.785-4
Email: kathia.neiva@gmail.com
Homepage: www.kathianeiva.com.br
Endereço: Av Rouxinol, 1041 Cj 1601, Moema – 04516-001, São Paulo, S. P - Fone: (11) 2386-2772.

Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Presbiteriana Mackenzie (CEP/UPM)
Endereço: Rua da Consolação, 896, Ed. João Calvino, 4o andar sala 400 – São Paulo - S.P - CEP: 01302-907 - Fone: 2766-7615 - E-mail: cep@mackenzie.br Horário de funcionamento: 2a e 4a feira das 15:00 às 18:00; 3a e 5a das 09:30 às 12:30; 6a feiras não há atendimento.

Este Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) é feito em duas vias: uma via ficará com o pesquisador responsável e a outra com você, que o assinará digitalmente por meio do fornecimento de seu nome completo e endereço de e-mail. Uma via do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, devidamente assinada pelo pesquisador responsável, será enviada para o seu e-mail, para que você possa guardá-la e acessá-la caso necessário.

Confirmação de aceite do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Se você entendeu este Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, estiver de acordo em participar da pesquisa e autorizar a utilização de seus dados para fins científicos, solicitamos que clique no botão abaixo:


 Tendo sido devidamente esclarecido(a) sobre os procedimentos da pesquisa acima descrita, concordo em participar voluntariamente do estudo e autorizo a utilização de meus dados para fins científicos.
 Não concordo em participar da pesquisa.