TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO



Você está sendo convidado(a) para participar voluntariamente de uma pesquisa com diferentes testes psicológicos, cuja aplicação será presencial e/ou online. Acrescenta-se que pode ser realizado um ou mais tipos de testes no decorrer da pesquisa, tais quais: testes de atenção, memória, inteligência e/ou personalidade. A pesquisa não oferece riscos à sua saúde física e mental, uma vez que a atividade proposta é simples e o tempo utilizado será curto. No entanto, a participação na pesquisa pode causar cansaço e alguns testes podem remeter a emoções negativas. Os eventuais danos e desconfortos serão evitados, mas, caso ocorram, serão atendidos pelos responsáveis pela pesquisa.


A aplicação dos testes não tem a finalidade de produzir diagnósticos ou rótulos e, embora não haja benefício direto para os participantes, os resultados do estudo poderão contribuir para a melhoria da qualidade dos processos de Avaliação Psicológica.


As informações obtidas por meio destas coletas serão analisadas em conjunto e utilizadas apenas para alcançar o objetivo do trabalho. Sendo assim, além de os resultados individuais não serem divulgados, a identidade dos participantes também será mantida em absoluto sigilo. Partindo disto, os pesquisadores se comprometem a utilizar os dados e o material coletado somente para esta pesquisa, cujos resultados grupais poderão ser publicados ou apresentados em Congressos Científicos.


O(a) participante tem plena liberdade de recusar-se a participar da pesquisa, sem penalização alguma, ou poderá ainda, a qualquer momento, retirar sua anuência na continuidade do estudo, caso seja esta sua opção. Sua manifestação deverá ocorrer através do e-mail pesquisa@vetoreditora.com.br.


Sempre que julgar necessário, o(a) participante poderá entrar em contato com a responsável pelo estudo, a psicóloga Ariane Bizzarri Costa Pires (CRP 06/116766), pelo telefone (11) 3146-0337, por e-mail: pesquisavol@vetoreditora.com.br ou pelo endereço Rua Cubatão, 48, Vila Mariana – São Paulo -SP. Poderá, também, contatar o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (CEPH-IPUSP), por meio do telefone: (11) 3091-4182, por-e-mail cep.ip@usp.br ou pelo endereço: Av. Prof. Mello Moraes, 1.721 - Bloco G, 2o andar, sala 27 - CEP 05508-030 - Cidade Universitária - São Paulo/SP.


Ressaltamos que não haverá despesas pessoais para os(as) participantes, nem qualquer compensação financeira relacionada à sua participação.