Bem-vindo ao MSM-Brasil



Convidamos você a cooperar e participar desta iniciativa de monitoramento sistemático da saúde mental da população brasileira em situação (voluntária ou obrigatória) de isolamento social (MSM-Brasil).



O ano de 2020 trouxe ao mundo o desafio de preservar a saúde física mediante o distanciamento social das pessoas. No Brasil, não foi diferente. Milhões de pessoas se encontram nessa condição neste primeiro semestre de 2020. A psicologia tradicional conhece os efeitos individuais do distanciamento social e, por isso, as formas de suporte psicológico a quem o padece são bem conhecidas. Entretanto, não há informação sobre os efeitos dessa prática em grupos ou grandes sociedades. Sem essas informações, as políticas públicas relativas à saúde mental pouco ou nada podem oferecer às suas sociedades em termos de protocolos de atendimento e enfrentamento em situações como a que atualmente o país se encontra.



Neste sentido, a Sociedade de Avaliação Psicológica do estado de Minas Gerais (SAPSI-MG) considerou importante realizar um monitoramento da saúde mental da população brasileira. Dada a relevância desta iniciativa, Vetor Editora e Bee Touch apoiaram a ideia e firmaram parceria para o desenvolvimento do projeto.



As informações a serem coletadas serão sistematizadas em um banco de dados, em total anonimato, tendo em vista que a identificação não é necessária. O relatório final será disponibilizado às autoridades em saúde pública para que sirva como referência na elaboração de futuras políticas públicas em saúde mental. Também, em linguagem acessível à população geral, um relatório final será divulgado através dos meios de comunicação dos coordenadores do projeto – SAPSI-MG, Vetor Editora e Bee Touch.



Se você tem interesse em colaborar, fornecendo dados ao monitoramento, na próxima página será explicado em detalhe o funcionamento do MSM-Brasil.



O Brasil agradece sua participação.